sábado, 12 de setembro de 2015

LANÇAMENTO DO LIVRO "O Universo Paralelo dos Zines" - por Márcio Sno

Enquanto houver rebeldia, transgressão, vontade de mudança,  vontade de transformação, vai ter fanzineiro no mundo.

Elydio dos Santos Neto





Os zines são publicações independentes, que circulam de forma alternativa, produzidos por aficionados e/ou por artistas que querem divulgar seu trabalho por não terem (ou não quererem) espaço na mídia convencional. Surgiu na década de 1930, passou por várias adaptações, escapou da extinção e, ainda hoje, continua como uma importante plataforma para veicular o que está forma do mainstream. Márcio Sno, zineiro veterano, pesquisador, oficineiro, diretor do documentário Fanzineiros do Século Passado fez uma pesquisa espontânea, autônoma, sem a chancela acadêmica, mas que dá conta do complexo e riquíssimo universo dos zines em todas as suas particularidades.
Nessa pesquisa, o autor passeia pela a história dos zines, suas características, o perfil do zineiro e o meio onde está inserido, um breve panorama dos zines nos anos 90 e do cenário atual, o seu uso em projetos educativos, o processo de elaboração de um zine e, ainda, um dicionário de termos utilizados no fanzinato.
A apresentação é de responsabilidade de Henrique Magalhães, precursor das pesquisas sobre zines no Brasil e uma das maiores referências do tema no mundo.
O livro de 120 páginas representa o ponto de vista do autor, que há mais de duas décadas está inserido nesse meio, apresentando um recorte desse universo que não pretende ser a escrita definitiva sobre o assunto. Porém, tenta introduzir os leigos à cultura dos zines e aos já inseridos a validação de sua prática.
O Universo Paralelo dos Zines foi lançado em maio de 2015 pelo selo TimoZine da Timo, editora independente dedicada à publicação de temas da cultura alternativa e que não encontram espaço nas prateleiras das livrarias.  
Título: O Universo Paralelo dos Zines | Autor: Márcio Sno | Formato: 10,5 x 18 cm | Páginas: 120  ISBN: 978-85-69404-02-6 | Editora: TimoZine | Idioma: Português | Lançamento: 2015  Contatos: 11 98425-3769 - marciosno@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário